DE ONDE VEIO O VIOLÃO?

postado em: Sem categoria | 0

   O violão é o instrumento mais popular do mundo, sem dúvidas. Quase todos os ritmos e estilos tem esse instrumento de seis cordas (ou a sua versão elétrica) como a principal fonte de som. É inegável a versatilidade e bela sonorização do Violão e seus irmãos (viola e guitarra). Mas você sabe qual a história de origem do violão?

Segundo o livro “A Beleza do violão” o instrumento data cerca de 2000 anos antes de cristo. O dado vem de arqueólogos que encontraram placas de barro feitos na antiga Babilônia com imagens de pessoas tocando instrumentos, e muitos deles eram similares ao do violão atual, porém sem formas concertas e número de cordas inconstantes, além do som que provavelmente era bem diferente.

Há várias teorias sobre como se originou o instrumento, porém duas hipóteses são mais fortes. A primeira é que o violão é derivado do “Khetara Grega”, que passou a se chamar “Citara Romana” após o predominância do Império Romano.

Outra teoria é de que o vilão é descendente do Alaúde Árabe, que foi levado para a península Ibérica durante as invasões muçulmanas, comandadas por Tariz.

Impressiona como um instrumento tão atual estava tão presente em marcos importantes da humanidade, desde os mais primórdios tempos.

MODELO-FACE-LINKS

O Violão Atual

Dados mais concretos falam sobre a invenção do violão como conhecemos. Ele é creditado como uma invenção europeia durante o período medieval. A versão mais clássica é uma invenção espanhola criada pelo violinista Antonio Torres, por volta de 1850.

Usando os modelos já existente, Torres aumentou o tamanho do corpo do violão, assim como suas proporções, e inventou uma estrutura de reforço em formato de leque. Esse novo design aumentou o volume, tom, e projeção de som do instrumento, e permaneceu praticamente inalterado até os dias de hoje.

Enquanto Torres fazia a sua grande invenção na Espanha, imigrantes alemães nos EUA também inventavam algo parecido, mas com uma estrutura de reforço feita em X.

Variações do instrumento

Durante os anos muitas modificações foram feitas no instrumento, originando novas formas que encontraram espaço em inúmeros ritmos em todo o mundo. Alguns desses modelos são:

Violão Flamenco

Essa variação do instrumento utiliza uma camada de maneira mais fina do que a do violão clássico, além de ser um pouco menor. As cordas também ficam um pouco mais próximas do corpo.

violao-violao-flamenco-manuel-rodrigues-manuel-rodrigues_477

Violão de aço

O violão de aço recebe esse nome devido as suas cordas, que ao contrário do violão clássico que usa cordas de náilon essa versão utiliza cordas de aço. Geralmente o tamanho também é diferente e a estrutura é mais reforçada já que ele precisa aguentar muito mais tensão. Também é muito comum que se use uma palheta para toca-lo.

eb6ec1d395

Guitarra Semi-acústica

As guitarras  semi-acústicas foram feitas pelo fundador da Gibson, Orville Gibson, por volta de 1980. Ele se inspirou em violinos. Esse modelo usa madeira lisa e cordas de aço. As semi-acústica se tornaram muito popular entre os músicos e jazz e country.

guitarra_semi_acustica_epiphone_es_335_black_22105_2_20131022133658

O violão no Brasil

O vilão chegou aqui através dos jesuítas, ainda na forma de viola, por volta do século 17. Na época era um instrumento de 10 cordas (ou cinco cordas duplas). Era muito popular em Portugal, usada para dar aulas em catequese.

O instrumento era caro sendo apenas para a “burguesia”, e começou popular no Estado de São Paulo, seguindo depois para o Rio de Janeiro. Com o tempo a viola foi ganhando mais espaço e seu custo foi diminuindo, possibilitando que mais pessoas pudessem criar novos estilos musicais.

Deixe uma resposta