MAIS MOTIVOS PARA AMAR A MÚSICA

postado em: Sem categoria | 0

A música não faz parte da vida só do profissional de música. Ela está em tudo. Você consegue imaginar um mundo sem música? E a importância dela também engloba nossa saúde. Mexe com todos os campos do cérebro, desde a memória, atenção e foco até coordenação motora.

Já é sabido que ajuda na redução de dor física e angústia reduz chances de depressão em 25%, com base numa pesquisa feita na Inglaterra. Esse uso da música, chama-se Musicoterapia, e vem sendo utilizado cada vez mais, reduzindo até a necessidade de medicamentos.

Utilizada em partos para diminuir a dor pós-operatória e durante a operação para melhor assimilação da anestesia, a música dá ao paciente sensação de controle, ajudando o corpo a liberar endorfinas. Em casos de AVC’s, pacientes tratados com musicoterapia apresentam melhoras em memórias motoras mais rapidamente do que os que são tratados com outros métodos.

Ouvir e cantar diminui os níveis de cortisol, que é um hormônio relacionado ao stress. Com menos cortisol agindo, o sistema imunológico trabalha melhor e acelera os processos de recuperação do corpo.

Estudar escutando certas músicas, geralmente as com 60bpm (batidas por minuto), ativam os dois lados do cérebro. Mozart e música barroca são ótimos exemplos de estimulantes. Com os dois lados do cérebro estimulados, há uma potencialização na retenção das informações do assunto estudado. A música trabalha no lado direito e o estudo no lado esquerdo, tornando o seu cérebro mais eficiente no processo de assimilação de informações.

Além disso tudo, a música reduz tensão muscular e melhora a coordenação dos membros e equilíbrio do corpo. Se faz presente também no tratamento de pessoas com distúrbios nos movimentos.

Mais motivos para você amar música.

Deixe uma resposta