SURDOS TAMBÉM PODEM APRENDER A TOCAR INSTRUMENTOS MUSICAIS

SURDOS TAMBÉM PODEM APRENDER A TOCAR INSTRUMENTOS MUSICAIS

postado em: Sem categoria | 0

Utilizando da sensibilidade mais aguçada das vibrações corporais os surdos aprendem a tocar imitando a vibração sentida

Há quem diga que para ser um bom músico é preciso ter um ouvido apurado, mas o que dizer de Bethoven que compôs uma das mais belas músicas do mundo, a nona sinfônia, estando totalmente surdo.
Sim! Surdo! Isso mesmo, claro que no caso do compositor ele perdeu a audição progressivamente ao longo de três décadas, entre seus 20 e os 50 anos, quando já se encontrava na fase adulta. Como não nasceu surdo, ele tinha memória auditiva suficiente para compor em sua mente.
Mas existem histórias de pessoas que conseguem tocar, e tocar muito bem, melhor que outras pessoas que tem a capacidade de escutar, isso pode-se chamar Dom? Acredite no que quiser, o exemplo que temos hoje são de crianças que aprenderam a tocar apenas usando a vibração que os instrumentos emitem.
É o exemplo de crianças surdas da cidade de São Paulo que têm aulas de músicas sendo surdas, elas aprenderam a usar um outro sentindo o da sensação, já que a cada nota, a cada batida o instrumento musical emite um som, porém além disso, também reverbera uma vibração, que é utilizada por essas crianças para tocarem.

Como funciona?

Quando se toca um instrumento musical é produzido um movimento nesse objeto a vibração. Essa vibração é transmitida pelo ar e chega aos ouvidos e para uma pessoa que escuta perfeitamente, ouve-se o som que ele transmitiu, já que faz com que a suas membranas e ossos dos ouvidos vibrem e você escute.
Já para os surdos, essa vibração não é sentida apenas pelos ouvidos, mas também por todo o seu corpo, já que lhes falta a o poder de ouvir essas pessoas possuem uma maior sensibilidade em outras sensações, como a visão e a vibração corporal. OU seja, os surdos conseguem aprender a tocar um instrumento musical imitando a vibração que estão sentido com o tocar das notas. Claro, que há instrumentos mais fáceis para essas pessoas como o surdo, pandeiro, tambor, bateria, chocalho e o triângulo, pois eles emitem mais vibrações ao produzirem o som.

Deixe uma resposta