10 ERROS COMUNS DE QUEM ESTÁ APRENDENDO A TOCAR!

postado em: Sem categoria | 0

Aprender a tocar um instrumento musical pode ter feito parte dos planos de muitos em alguma parte de suas vidas. Muitos seguem esses planos e acabam conseguindo se tornar bons instrumentistas. Porém, uma boa parte desiste, alguns apenas perdem interesse no processo, alguns acham muito difícil o processo de aprendizagem e infelizmente decidem desistir.

O que muitos não sabem é que a dificuldade pode estar justamente em estar aprendendo de forma errada, cometendo erros pequenos que se acumulam e prejudicam todo o andamento dos seus estudos.  Se você acha que está com dificuldades ou que as horas que fica estudando não rende, veja a lista com os erros cometidos por quem quer aprender um instrumento, talvez um desses itens seja um erro cometido por você e é justamente isso que está te atrapalhando.

erros-aprender-rocar

 

1. Não procurar um bom professor

Esse é o primeiro erro de qualquer pessoa. Nem sempre procuramos um bom professor baseado na opinião de outros alunos ou então no seu conhecimento e estudo sobre o instrumento pretendido, mas na verdade esses são dois dos mais importantes pontos na hora de decidir quem vai te ensinar.

Não escolha um professor apenas porque ele mora perto ou cobra pouco por cada aula. Escolha sempre um bom professor, pesquise, pergunte a ex-alunos, faça aulas experimentais, escolha aquele que tem um estilo mais aproximado do seu, e que tenha muito a te ensinar.

 

2. Aprender apenas tablaturas e músicas

Problemas da tablatura

As tablaturas foram feitas para facilitar o aprendizado de alguma música ou familiarização com algum instrumento. Sem dúvida nenhuma a tablatura é uma importante ferramenta de aprendizado. O problema é quando o aluno é engano pela facilidade de uma tablatura e acabar focando apenas nelas, essa é uma prática perigosa afinal irá limitar, e muito, o estudante.

Para solucionar esse “problema” é importante que o aluno foque mais no estudo de partituras.  A partitura é mais complexa, e consequentemente mais completa. Ela garante um nível de precisão mais alto, dando ao leitor todos os detalhes da música, podendo assim toca-la mesmo sem tê-la ouvido.

 

Por que não apenas tocar músicas

Muita gente quer aprender uma música que gosta, ou um riff bem divertido, nada de errado com isso. O problema é entender que reproduzir uma música não significa estar aprendendo o instrumento, a menos que seu objetivo é ser uma vitrola humana. Aprender uma música é apenas uma pequena fração do ensino. Quando se aprende uma música é preciso aprender sobre o ritmo, notas usadas, conceitos, tudo isso é importante de aprender se você quer criar suas próprias músicas.

 

3. Se limitar a apenas um estilo

Um erro comum entre os estudantes de música é querer aprender apenas os estilos que lhe agradam. Se você gosta de música, então irá gostar de qualquer música boa. É importante que um musico aprenda a tocar qualquer estilo. Você pode gostar de Metal, mas aprender muitos conceitos do reggae e usa-los nas suas músicas.

 

4. Não aprender sobre a história da música

Grande parte de entender música vem de estudar as suas origens. Muitos estudantes se concentram no que está acontecendo agora, e só olham para as novidades. Mas tem que se entender que o que está acontecendo agora é resultado do que foi feito antes.  Se aprender sobre o passado, muito provavelmente irá entender todas as referências do que é atual.

 

5. Não ouvir

Uma das coisas mais difíceis de se fazer para um iniciante é escutar. Você precisa ouvir o que você está tocando. É comum vermos estudantes que dizem poder tocar uma música perfeitamente, e na hora de tocar, apesar de colocarem os dedos nas notas certas e até acertar o ritmo, mas o instrumento está desafinado e nada soa como nada.

Aprenda a pensar com os ouvidos e não com os dedos. Escute o que está tocando.

 

6. Não tocar com outras pessoas

Os estudantes que se desenvolvem de forma mais rápida são aqueles que tocam com outras pessoas.  Não há nada como cometer alguns erros e passar um pouco de vergonha perto dos amigos para te motivar a praticar mais e mais. Eles te falam onde estão os seus erros e assim você pode corrigi-los de forma mais eficiente.

 

7. Impaciência

Talvez esse seja o maior erro cometido pelos novatos. Tem muito para aprender, e isso não acontece da noite para o dia. Se você realmente quer aprender esse será uma jornada infinita. Porém, é preciso saber dar tempo ao tempo, saber que você vai aprender no tempo de aprender, e não tem como acelerar isso.  Não seja impaciente. Aproveite cada lição, tente tirar o máximo possível de cada uma e se orgulhar de cada avanço realizado.

 

8. Não se divertir

Não se esqueça de se divertir, sempre. Apenas aprender não é tão saudável quanto parece. Há muitas coisas chatos e complicados para se aprender com a música, mas você ainda assim deve procurar algo que seja satisfatório e divertido de se trabalhar. Mais importante de tudo, ache o equilíbrio certo entre dever e diversão, assim você estará sempre motivado há aprender.

 

9. Não ter uma frequência correta de prática

Não adianta treinar 10 horas em um dia e nada no outro. Procure uma frequência que não te exauste, mas que possa ser mantida sempre na mesma frequência. Não negligencie a prática, apenas treinando você pode se tornar um bom musico.

 

10. Não saber como afinar o instrumento

Não é tão incomum quando se parece, nem todos os músicos sabem como afinar seus instrumentos. Para não ser parte dessa lista é preciso conhecer seu instrumento e então aprender afina-lo, mesmo sem um afinador eletrônico por perto.

É importante saber afinar, e principalmente nunca tocar com instrumento desafinado, enquanto aprende, isso irá atrapalhar o desenvolvimento do seu ouvido musical, o que irá ser um grande fator para atrapalhar seus estudos.

 

Conclusão

Para aprender é bom ter persistência, mas não persista no erro, identifique-os e os corrija. Lembre-se que maus hábitos são difíceis de tirar, portanto é melhor não desenvolve-los.

Preste atenção se há algum item nessa lista que você possa cometer, peça para que seu professor te ajude a corrigir. E lembre-se, nunca desista.

 

Aqui estão alguns vídeos que te darão algumas dicas essências para começar a tocar.

 

 

 

Deixe uma resposta