DOIS DOCUMENTÁRIOS SOBRE MÚSICA DISPONÍVEIS NO NETFLIX

postado em: Sem categoria | 0

Vai ficar de boas no final do ano? Que tal assistir dois comentários incríveis sobre música que estão disponíveis no Netflix? Para aumentar a experiência de imersão no mundo da música escolhemos dois bons documentários que tratam o assunto de perspectivas diferentes. Essas duas dicas que trazemos hoje certamente proporcionaram momentos de inspiração e aprendizado.

 

Keep on Keeping On

Este documentário inspirador mostra a amizade entre a lenda do Jazz Clark Terry e o pianista prodígio Justin Kaufling de 23, ainda no início de sua carreira. Convidado para participar de uma competição de Jazz de elite, o joven Justin conta com a ajuda e os concelhos do veterano trompetista para encontrar o seu estilo próprio. O filme mostra um Clark Terry com a saúde muito debilitada porém respirando e exalando música a todo momento, dando aulas ao garoto mesmo em um leito de hospital. O documentário, que conta também com o depoimento de vários músicos de renome do mundo do Jazz, é, do começo ao fim, uma lição sobre o que é viver a música em todos o sentidos e mostra de forma emocionante o papel do sentimento num mundo às vezes permeado demais pela técnica e teoria musical.

 

 

 

Alive Inside

No nosso último post falamos sobre os efeitos da música no nosso cérebro. Este belíssimo documentário vem a calhar para completar este assunto. O filme retrata o trabalhos de Dan Cohen fundador da organização sem fins lucrativos Music & Memory que desenvolve pesquisas afim de estudar os efeitos da música em pacientes com mal de Alzheimer. O efeitos são impressionantes e as cenas mostradas no filme são de comover quando vemos pacientes, que antes não mostravam reação aos estímulos das técnicas convencionais, resgatarem memórias marcantes ao ouvirem músicas conhecidas da sua época de juventude e nos mostra que por pior que seja a debilidade a música os mantêm vivos por dentro.

 

Deixe uma resposta