OS EFEITOS DA MÚSICA NO CÉREBRO

postado em: Sem categoria | 2

Como qualquer expressão artística a música tem uma infinidade de significados, representações e percepções. Ou seja, podemos afirmar cada pessoa perceberá a música da sua própria maneira.  A verdade é que a música ativa diversas áreas do nosso cérebro e isso pode produzir atos, pensamentos e emoções distintas em cada pessoa. A música está presente em quase todos os momentos de nossas vidas. Nos momentos mais importantes, aqueles com rituais próprios, geralmente a música está envolvida. Exatamente por isso a música tem um simbolismo enorme e muito significativo do ponto de vista cultural. Isso faz com que a gente vá construindo relações de afeto com certos tipos de música ou certas canções. E essas relações são acessadas pelo nosso cérebro toda vez que estamos entramos em contato com elas. Criando e revivendo memórias emocionais.

 

efeitos da música no cérebro

 

Por esse e outros motivos a música tem um caráter social fundamental, e tem também um papel pessoal muito importante de acordo com as experiências vividas por cada pessoa. Ou seja, nenhuma pessoa vai se sentir feliz ouvindo uma música que recorde um momento triste, e essa percepção é extremamente individual. O seu cérebro é responsável por dizer qual tipo de memória deve ser acionada ou ouvir determinada música.

COMO A MÚSICA É RECEBIDA PELO CÉREBRO?

No primeiro momento, depois do som ser transmitido por moléculas através do ar, o cérebro recebe apenas uma informação incompleta, ou seja, ainda não sabe se é um barulho de voz, máquinas ou algum instrumento. A primeira coisa que o cérebro faz é extrair as características do som que acabou de receber. Altura, timbre, localização no espaço. intensidade, etc.

 

Depois de decodificar as informações que recebe o cérebro é capaz de criar percepções. Como por exemplo a percepção do tempo. Já reparou que tudo passa mais rápido quando tem uma música rolando? Não é a toa que as salas de espera (e até as chamadas telefônicas) tocam uma canção nesse momento de tédio. Ao prestar atenção na música seu cérebro deixa de reparar de forma focada o que está ao seu redor. Nesse caso é bem provável que você esqueça do relógio para pensar na música.

 

A música também pode despertar medo. Existem certos tipos de sons que nós, seres humanos, sempre iremos associar com o perigo. Por isso que as cenas de terror e de suspense nos filmes são recheadas de sons que ajudam a intensificar esse tipo de sentimento. A ciência chama esses sons de ruídos discondantes

 

A música também tem a capacidade de te motivar. Já experimentou malhar sem música? Isso é muito mais do que uma mania. Lembra da capacidade da música de alterar sua percepção do tempo? Essa motivação tem tudo a ver com essa característica. Afinal, como a música distrai, pode ficar mais fácil ficar uns minutinhos a mais na esteira.
Outra capacidade incrível que a música tem em relação ao seu cérebro é ajudar na comunicação. Estudos afirmam que estudantes de música conseguem perceber melhor as variações de humor da outras pessoas. Esse aumento da percepção acontece porque os ruídos são filtrados e processados pelo cérebro de maneira diferente.Analisando, por exemplo, o tom de voz das outras pessoas. Obviamente essa habilidade aumenta de acordo com o tempo dedicado aos estudos. Portanto, se você procura um instrumento para começar a explorar de vez esse talento, dá um pulinho na nossa loja virtual e procure o atendimento da família O Acústico.

2 Respostas

  1. […] nosso último post falamos sobre os efeitos da música no nosso cérebro. Este belíssimo documentário vem a calhar […]

  2. Camila Turner
    | Responder

    Excelente matéria, com certeza me ajudou demais. Obrigado

Deixe uma resposta