5 BENEFÍCIOS DA MÚSICA PARA AS CRIANÇAS

5 BENEFÍCIOS DA MÚSICA PARA AS CRIANÇAS

postado em: Sem categoria | 0

E iniciação musical para bebês e crianças está cada vez mais presente nas escolas. Os benefícios da música para crianças em idade pré-escolar podem ser notados em diversas áreas, proporcionando e acelerando desenvolvimento intelectual, auditivo, sensorial e até mesmo da fala. Para muitos especialistas a música é responsável por um papel fundamental no sistema educativo, auxiliando a criança a começar a se expressar, interagir e se integrar, ampliando seu mundo e as relações. Bem, não é segredo para ninguém que a música possui o poder de aproximar as pessoas.

 

A música, como linguagem universal, estabelece uma comunicação harmoniosa entre a criança e o mundo que a rodeia. Na idade pré-escolar a música encanta, trazendo segurança emocional, confiança. Em geral, as crianças se sentem compreendidas quando compartilham canções. Outra característica é que, nesse contexto, a música está sempre inserida em um ambiente de respeito, ajuda e colaboração.

 

Na idade da alfabetização a música pode ser muito importante. Estimulando as crianças através das sílabas que são rimadas e possuem repetições, que geralmente são acompanhadas de gestos, com isso a capacidade de falar e compreender o significado de cada palavra é ampliado pela música. Muitos especialistas garantem que os processos de alfabetização que envolvem música são acelerados e melhorados.

 

Além disso a música também é uma forte aliada quando o assunto é poder de concentração. A música melhora a capacidade de concentração e aprendizagem. E pode ser muito útil em várias disciplinas, desde a matemática até o ensino de idiomas.

 

Confira 5 benefícios da música para crianças:

 

1. EXPRESSÃO CORPORAL

O contato com a música provoca estímulos no nosso corpo. Isso faz com que a criança se expresse através do seu corpo. Isso pode acontecer de diversas formas, desde demonstrações simples sobre o que ela sente ao ouvir determinada canção, como movimentos, digamos, mais complexos, como bater palmas ou batucar um determinado ritmo. isso colabora para que, no futuro, a criança se torne um adulto com mais facilidade em se comunicar e menos resistentes ao contato e ao compartilhamento de emoções.

 

2. COORDENAÇÃO MOTORA

Parece incrível, mas, só o fato da criança segurar um instrumento já é uma bela forma de exercitar a coordenação. A chamada motricidade fina (capacidade de usar os pequenos músculos do corpo) é estimulada de forma grandiosa, acelerando o desenvolvimento e aprendizado sobre ela e o sobre o mundo. Vários instrumentos pedem que as mãos executem diferente ações ao mesmo tempo, nesse sentido, a música para a criança é uma grande conquista.

 

3. CONTATO COM OUTRAS CULTURAS

A música é universal e cada cultura a expressa de diferentes maneiras, dependendo do contexto em que está inserida. Isto é muito benéfico para as crianças, pois possibilita que elas tenham acesso aos costumes, folclores e costumes de outros povos. É muito comum ver a música inserida em um contexto multidisciplinar onde as crianças aprendem história, geografia, ciências, entre outras matérias. A música por si só é, praticamente, um intercâmbio cultural.

 

4. CRIATIVADE

Criatividade é a palavra do futuro. Muitos países já entendem a economia criativa como única forma de gerar valor em um sistema que sempre oferece mais do mesmo. Felizmente a criatividade é um dos pilares da música. Muitos dos grandes músicos, intérpretes ou compositores, não tinham conhecimento algum de teoria musical quando realizaram suas grandes obras. Ao ter contato com a música muitas crianças são estimuladas a criar arranjos, variações e improvisações. Uma grande conquista em tempos de criatividade limitada.

 

5. CONTATO COM A MATEMÁTICA

A música é matemática pura! Ponto final. O grande matemático Pitágoras é considerado um pesquisador de música e seu primeiro experimento foi esticar uma corda e perceber que sua vibração emitia um som. Esse experimente é apenas uma das muitas provas da ligação direta entre a música e a matemática. Além disso, foi o primeiro passo para outros estudos e aprimoramentos. A música e sua constante contagem de tempo trabalha o raciocínio lógico e colabora para o desenvolvimento da criança muito além da área de exatas.

 

O Acústico apoia e incentiva aulas de música nas escolas. E você, também é a favor desse tipo de iniciativa? Deixe seu comentário e participe.

Deixe uma resposta