3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A MÚSICA

postado em: Ensino de Música | 0

Independentemente da sua origem, raça, sexo, etnia, religião, profissão; da sua posição política, classe social e até mesmo a sua idade, você precisa saber três coisas extremamente fundamentais sobra a música.

Primeiro, que a música une pessoas, sem distinção alguma e/ou limite de idade… Segundo, que a música é a única linguagem universal no mundo… E terceiro, a música é simplesmente um talento e literalmente inexplicável.

 

Isso significa que o acorde de Dó maior, é um acorde de dó maior em qualquer lugar do mundo, e que a uma partitura musical não muda, ou seja; no Brasil, na Europa, no continente asiático ou em qualquer outro lugar do universo as figuras de notas DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ e SI serão sempre as mesmas, e terão os seus mesmos e devidos valores conforme a estrutura de seus pentagramas.

 

Isso, supostamente, também significa que você pode ser de alta classe social, ter seus 30 anos de idade, ser um profissional graduado em música, ser professor de uma grande instituição de ensino musical, executar o som do seu instrumento com divina técnica e maestria. Mas, nada disso impede de que uma criança que talvez nem saiba escrever o próprio nome, sente do teu lado e te acompanhe em todas as suas notas, de melodias extremas, que toque desde o épico choro Brasileirinho à nona sinfonia de Beethoven com seus meros 74 minutos de duração, e aprenderia muito com isso.

 

É claro que foi só um suposto exemplo, mas o YouTube está cheio de talentos mirins que inexplicavelmente são verdadeiros talentos dando show de música à grandes mestres, por aí. Claro o Brasil também figura essa lista de talentos mirins da música no mundo virtual, mas não tanto como na Ásia, há até um certo ditado que eu muito já ouvi, que diz mais o menos assim: “Não importa o quanto você estude, treine e toque o seu instrumento, sempre haverá um pequeno asiático que vai tocar muito mais que você. ”

 

Mas, tenha calma, isso não quer dizer que os asiáticos são melhores que os brasileiros, claro, cada um com o seu dom e estilo de música, mas o que eu realmente quero te dizer é que eles tem incentivos para os talentos musicais e nós brasileiros na maioria das vezes não, os talentos estão por aí, poucos executados, talvez o teu filho, você, teu irmão, teu tio, sua mãe ou aquela sua amiga que carrega o violão pra todo canto… Talvez no sul, no nordeste, no extremo da Amazônia, no subúrbio do Rio ou no meio da Grande São Paulo ; em qualquer lugar, a música não faz distinção.

 

E é por isso que nós da família O Acústico, acreditamos no talento pessoal de cada um, e apoiamos a ideia de incentivo à iniciação musical e o Ensino de música nas escolas, conforme a lei de nº. 11.769 que determina a presença do ensino de música nas escolas de educação básica em todo país.

 

E você? Curte e compartilha essa ideia? Procure a escola de música mais próxima de você, desperte o seu talento musical, vem para a música você também!

 

Jadson Gonzaga, um violinista aprendiz desde 1999 que apoia essa ideia.

 

Deixe uma resposta