COMO TRANSPORTAR INSTRUMENTOS

postado em: Sem categoria | 0

Cada tipo de instrumento musical precisa de cuidados especiais na hora de ser transportado, independente se for com ele para a casas de amigos, se for levar para aquele churrasco nos finais de semana, ou mesmo quando for viajar. Este post vai te dar algumas dicas para levar o seu instrumento musical para passear em segurança, evitando danificá-lo.

Independente do tipo do instrumento, seja ele de cordas, percussão ou de sopro, existem diversos tipos de proteções como capas, bags (mochila acolchoada, com finalidade proteger o instrumento ou acessório), cases (estojos rígidos) como opção  para proteger seu instrumento durante a viagem, que é uma situação que precisa de uma preocupação redobrada. Agora aqui vão dicas como se precaver na hora de viajar com o seu instrumento.

 

1. VIAJAR DE CARRO

Leve o seu instrumento dentro de um case ou bag para que ele esteja protegido caso sofra um impacto. A regra básica é evitar grandes variações de temperatura, que causam deformação no corpo do instrumento. Se for possível use o banco traseiro, se não, carregue seu instrumento junto aos seus pés. Evite o porta-malas que tende à aquecer muito durante a viagem. Pensando em usar o rack sobre o veículo? Não é uma boa ideia. Mesmo estando dentro de um case ou de um bag, seu instrumento ficará exposto as mais diversas variações de temperatura, o que já vimos ser muito prejudicial.

 

2. VIAJAR DE ÔNIBUS

O ônibus pode ser mais espaçoso que um carro, mas do mesmo jeito tome precauções. Neste tipo de viagem, no bagageiro não estará só o seu instrumento e a sua mala, mais as dos demais usuários, tenha em mente que um bag não é resistente e forte o suficiente para aguentar fortes impactos, a variações de temperatura e até mesmo peso de outras malas em cima. Você tem diversas opções, uma delas é: coloque o instrumento dentro de um case rígido, que suporte variações de temperatura sem que comprometa o seu instrumento e se possível coloque ele dentro de outro case, peça ao motorista para você colocar por último o seu instrumento. Mesmo com essas possibilidades, se conseguir e não for atrapalhar os demais passageiros, sempre opte por levar o instrumento junto com você.

3. VIAJAR DE AVIÃO

Chegamos à parte que é mais complicada a viagem de avião. Sempre que fizer uma viagem com diversos instrumentos musicais, e não é considerada bagagem de mão, informe para a companhia aérea que o volume, peso e medidas, para que eles possam de dar uma opção mais viável. Se você for levar um instrumento de um porte maior e mais pesado que 32 Kg ou passe das medidas próximas de 158 centímetros de largura, comprimento e altura devem ser levados como bagagem adicional que vão ser transportada no porão do avião. E se possível adote as dicas de usar estojo, case ou mala. Caso tenha mais dúvidas sobre bagagem adicional e taxas adicionais veja isso com companhia.

Então essas são as dicas que você deve saber como transportar instrumentos musicais em diversos lugares.

 

Feliz Carnaval pessoal!

Deixe uma resposta