Seu instrumento e as variações de temperatura

postado em: Sem categoria | 1

temperatura

Geralmente quando começamos a tocar um instrumento temos como preocupação principal aprender as técnicas adequadas para conseguir tirar aquela música que você tanto adora, ou até quem sabe para futuramente compor uma bela canção. Mas o seu instrumento requer certos cuidados que muitas vezes são esquecidos, e quando vem a tona pode ser tarde de mais.

Aqui vão algumas dicas e curiosidades a respeito do seu instrumento em determinadas temperaturas.

 

MEU INSTRUMENTO PODE SE DANIFICAR?

Caso seja composto de algum tipo de metal então seus cuidados terão de ser outros. Mas se você utiliza algum instrumento acústico fique de olhos abertos, pois esses são os que mais sofrem com a variação brusca de temperatura por serem feitos de madeira.

Ao se comparar a construção de um instrumento acústico como um Violão com um não acústico como uma Guitarra percebemos que no primeiro caso é utilizada uma madeira fina na construção do corpo do instrumento, já na segunda um pedaço de madeira mais rústico é utilizado.

Caso seu Violão seja novo essa camada fina de madeira acaba sofrendo e apresentando danos com o passar do tempo, mas se for um “Veterano de guerra” o estrago pode ser percebido muito mais breve.

 

CALOR X FRIO

Entenda, no calor a madeira do seu instrumento tende a ressecar e a expandir, já no frio ela fica úmida e retrai.

Vamos imaginar que você mora em um estado onde faça bastante calor. Um belo dia você decide marcar algumas horas de ensaio com seus colegas no estúdio próximo a sua casa. Sua ansiedade é tão grande que começa as preparações na sua casa mesmo, pegando seu instrumento e afinando. Chegando no estúdio você percebe algo errado, mesmo tendo afinado o instrumento em casa as cordas parecem estar desafinadas!

Isso geralmente acontece pelos estúdios conterem Ar Condicionado, assim quando seu instrumento que vinha de um clima quente e seco entra em contato com um frio e úmido a madeira responde automaticamente.

Alguns podem até pensar que é problema do tensor do instrumento, mas na verdade é apenas o choque de temperatura.

 

O QUE FAZER?

Primeiramente se coloque no lugar do seu instrumento, pense que a madeira é a sua pele e ela sofre muito com as variações de temperatura. Deixe-o longe de lugares onde possa ter um choque muito grande de temperatura como: Aquecedores, janelas, paredes, fogões, etc.

Procure guarda-lo em cases ou capas adequadas, que possam proteger o seu instrumento pois um instrumento armazenado de forma inadequada por muito tempo pode estragar e até ficar com fungos.

E como sempre, conte com a equipe da loja O Acústico para cuidar cada vez melhor do seu instrumento.

Bom som!

Uma resposta

  1. Gilberto
    | Responder

    Eu deixei meu violão no carro e o braço dele entortou!! Tenham cuidado pessoal. Instrumento requer os melhores cuidados!

Deixe uma resposta