Qual violão devo escolher?

postado em: Sem categoria | 0

Essa é uma dúvida natural de qualquer iniciante, mas você perceberá que ela não é tão difícil de ser respondida. Com alguns passos básicos você vai conseguir entender qual o melhor violão para o seu estilo musical. Então vamos lá?

 

TENHA REFERÊNCIAS

Sabe aquelas bandas que você gosta de ouvir? Aquelas que te levaram a comprar um instrumento, aprender a toca-lo?

Geralmente você se utiliza delas para decidir qual o estilo e também qual instrumento quer tocar. Existem pessoas que são mais abertas, e já querem fazer um som diferente desde o início, mas até para fazer algo diferente deve-se conhecer o que já foi feito.

Então assista aos shows, escute os albuns e qualquer tipo de material disponibilizado por essas bandas que você tanto gosta e perceba quais são os instrumentos que elas utilizam, assim dará mais um passo rumo ao instrumento ideal para você.

qual_violao_escolher

TIPO DE VIOLÕES

Aqui iremos descrever os modelos mais conhecidos e utilizados de violões para lhe ajudar a encontrar o seu. Leia com atenção e veja qual modelo lhe agrada mais e lembre-se, não existe uma regra universal que dita qual instrumento deve tocar determinado estilo.

 

VIOLÃO CLÁSSICO

Esse tipo de violão é o mais indicado para você que é iniciantes. Devido ao seu timbre e ao encordoamento de nylon, é geralmente utilizado para tocar os seguintes tipo de música: Clássica, MPB, Samba, Bossa Nova, Flamenco, entre outros estilos.

 

VIOLÃO FOLK

Diferente do modelo acima essa utiliza cordas de aço, que permitem um ataque maior e um timbre muito estridente. Apesar de seu braço ser mais fino suas cordas geram mais desconforto, então se estiver começando talvez esse violão não seja a escolha mais fácil e adequada para você.

Pode ser utilizado para tocar desde Rock até Pop. Geralmente podemos encontrar violões desse tipo sendo usados por bandas sertanejas.

 

VIOLÃO JUMBO

Foi desenvolvido para tocar músicas do estilo Country, que pede um violão mais robusto e com som encorpado. Também utiliza cordas de nylon, o que caracteriza bastante as estilos tocados com esse instrumento, como: Blues, Pop, Rock e até mesmo Baladas Românticas.

 

VIOLÃO 12 CORDAS

Instrumento de sonoridade bastante diversificada, o que pode gerar até um certo estranhamento por parte de alguns. Por possuir duas cordas no espaço que geralmente é ocupado por uma e exigir certas habilidades do músico esse instrumento não é recomendado para aqueles que estão começando. Geralmente é utilizado para tocar músicas de Sertaneja Raiz, mas alguns músicos gostam que fazer experimentações por esse instrumento permitir timbres bem diferentes.

 

VIOLÃO FLAT

Modelo mais fino, com cordas de nylon e podendo variar de timbres extremamente agudos até graves. Devido ao seu preço muitas pessoas dão preferencia por compra-lo. Instrumento bem versátil, permite tocar desde MPB até Música Erudita.

 

Caso ainda tenha dúvidas não esqueça de usar as ferramentas de pesquisa online para obter mais informações.

E como sempre, conte com a equipe da loja O Acústico para auxilar você na compra do instrumento.

Boas compras!

Deixe uma resposta