Como escolher seu primeiro instrumento

postado em: Sem categoria | 1

Você não aguenta mais pedir emprestado o instrumento do seu colega, ou só consegue treinar durante suas aulas de música por ser o único lugar onde você tem acesso aos instrumentos? Bem, para a felicidade de muitos hoje vamos conversar um pouco sobre como escolher e comprar o seu primeiro instrumento de forma segura e eficaz. Essa talvez seja a primeira etapa difícil do músico, pois você tem muitas dúvidas com relação aos instrumentos, como: Qual instrumento vou comprar? Qual o melhor material? Qual a melhor marca? Qual o mais econômico? Entre outras. Para facilitar a sua vida aqui vão algumas considerações.

 

QUAL INSTRUMENTO COMPRAR

Isso varia de músico para músico, geralmente essa pergunta é respondida com o seguinte pensamento: Quais são os estilo/s de música/s que eu mais gosto de escutar? Por exemplo, se você escuta mais Rock talvez queira comprar uma Guitarra ou um Violão, se escuta mais Reggae talvez queira um Contrabaixo Elétrico ou Acústico, se música clássica talvez um Violino, e assim por diante.

 

QUAL A MELHOR MARCA

Existem marcas e mais marcas de instrumentos, algumas com mais prestígio do que outras, o que torna o mercado bem competitivo e deveria facilitar a compra, mas nem sempre é isso o que acontece. Por não ter experiência você acaba por escolher seu instrumento pelo “nome” ou marca usado pelas suas maiores referências como artistas e músicos famosos. Com um pouco de conhecimento você poderia escolher o instrumento pelo tipo da madeira, pela construção, ou até mesmo pelo timbre característico dele.

Talvez a maior dica que você possa receber é, ao escolher seu instrumento sempre tenha ao seu lado alguém com conhecimento sobre essa área, como por exemplo o seu professor de música ou um colega que já toca a mais tempo.

 

INSTRUMENTO NOVO X INSTRUMENTO USADO

Agora que você definiu qual instrumento quer comprar essa será sua próxima etapa. Geralmente os iniciantes que compram um instrumento novo acabam escolhendo um modelo de média para baixa qualidade, por não terem tanto dinheiro para gastar. Isso acontece também por existirem gastos extra na compra como: Capa para o instrumento, cordas, acessórios, revistas, etc.

Um instrumento de segunda mão se bem comprado pode ser uma grande aquisição a qualquer músico, pois pode permitir a compra de um ótimo instrumento (seja pela marca, construção, sonoridade, etc) por um valor acessível, o que pode facilitar a vida de muitos iniciantes. Mas atenção, para avaliar a qualidade de um instrumento você já deve ter experiência com ele ou conhecer alguém com tal, para não passar por apuros comprando algo que não é adequado para você.

 

ACESSÓRIOS

Vamos supor que você já passou pelos processos acima, já tem em mãos o instrumento ideal para começar a sua jornada. Imagine que seja um violão, você vai ter que considerar o valor de alguns acessórios, como por exemplo, capa, correia, afinador, etc

Talvez você fique com raiva de não ter percebido isso antes, mas, os acessórios podem consumir um valor importante do seu orçamento. Por isso ressaltamos novamente a importância de sempre ir acompanhado por alguém experiente, onde nessa situação poderia por exemplo te instruir a comprar um instrumento de valor médio ao invés do caro, para que sobre um pouco de dinheiro para gastar com esse acessório que se torna tão importante quanto o próprio instrumento.
E claro, conte com a equipe da loja O Acústico para realizar a melhor escolha.

Boas compras!

Uma resposta

  1. Clayton
    | Responder

    Valeu galera. Me ajudou bastante. Estou nessa fase de pedir instrumentos emprestados para poder levar um som!

Deixe uma resposta