COMO GRAVAR SEU PRIMEIRO ACÚSTICO

postado em: Sem categoria | 0

blogDepois de tanto treinar e se dedicar ao seu instrumento você decide gravar uma música, mas não faz ideia de como fazer isso da melhor forma. Iremos ajudar você a entender um pouco mais sobre como gravar uma música utilizando um instrumento acústico.

 

INSTRUMENTO

Antes de pensarmos em como captar o som do seu instrumento iremos pensar na qualidade do mesmo. Diversas vezes pode ocorrer na hora da gravação do instrumento desafinar constantemente, o timbre pode não ser agradável, etc. Não adianta, se o seu instrumento for de boa qualidade o som tende a ser bom, se for de má qualidade tende a ser ruim.

Mas se você não está procurando qualidade sonora, e simplesmente quer gravar uma música pra mostrar suas idéias, ou não tem dinheiro para investir nisso fique tranquilo, pois o que iremos tratar aqui funciona para os dois lados.

 

MICROFONES CONDENSADORES

Geralmente são utilizados microfones condensadores para captar o som. Eles tem por característica obter o som mais limpo e uniforme. Eles conseguem captar altas frequências enquanto resguarda as baixas. Microfones desse tipo necessitam de uma alimentação chamada Phantom Power. Com isso as principais características sonoras do instrumento são gravadas com uma nitidez sem igual. Então, se você procura capturar os mínimos detalhes e ser o mais fiel possível ao seu instrumento esse é o microfone mais adequado para sua gravação.

 

MICROFONES DINÂMICOS

Existe um outro tipo de microfone que é conhecido como dinâmico, que é bem mais acessível. São resistentes e tendem a captar menos o ambiente, o que em geral pode evitar a microfonia mas também faz perder certas características sonoras do seu instrumento.

Não necessitam de maior esforço para conexão, o que facilita para gravações em qualquer tipo de ambiente.

Logo, se você está iniciando, quer apenas deixar uma idéia guardada, fazer alguns testes, esse microfone pode ser a sua opção.

 

POSICIONAMENTO DO MICROFONE

Saiba que não existe uma regra precisa para captação do som, isso depende de como você quer a sonoridade da sua gravação e obviamente de qual instrumento você irá gravar. Em geral entenda que a melhor posição para colocá-lo é onde o som do seu instrumento tende a ser melhor ouvido, mas nem tão longe e nem tão perto. Um microfone mais perto tende a captar melhor o som do instrumento, e um microfone mais longe captura mais o som do ambiente.

 

Em geral essas são as dicas básicas que você deve seguir para conseguir uma melhor qualidade de gravação. E como sempre, conte com a equipe da loja O Acústico para auxilar na gravação do seu instrumento.

Boas gravações!

Deixe uma resposta